Um vazamento de amônia, na empresa Aurora Alimentos, movimentou as forças policiais na tarde desta terça-feira, 23 de julho, em Sarandi
Segundo informações colhidas pela nossa reportagem no local, foi um pequeno vazamento. Vários colabores da empresa foram socorridos e encaminhados para atendimento no Hospital de Sarandi, sem gravidade. Os demais funcionários foram retirados do local e permaneceram no pátio externo da empresa, para que o local passasse por uma vistoria.
De acordo com o Hospital Comunitário Sarandi - Sistema de Saúde Vila Nova cerca de 20 pessoas foram atendidas, e estão em estado estável. Hospitais da região estão de prontidão e já ofereceram leitos, caso necessário.
Brigada Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros de Sarandi atenderam à ocorrência.
A amônia, de fórmula NH3, é um gás incolor, tóxico e de odor forte e desagradável. Apresenta geometria piramidal, além de ser o gás mais solúvel em água que se conhece, justamente pela formação de ligações de hidrogênio. É uma importante substância do ciclo global do nitrogênio.
É uma substância que inspira cuidados, visto que tem grande potencial tóxico, e, em determinados casos, uma exposição a ela pode ser fatal.